quinta-feira, 4 de abril de 2013

Identidade


Viver é a arte de amar e ser amado em vida. Não, não é fácil, especialmente nesta era... E o dia a dia nos suga tanto! Agora mesmo sofro de uma dor de cabeça incessante que não me deixa estudar nem me divertir, logo, o que me resta senão desenterrar ouro antigo?

Tenho tentado viver, apesar de descobrir a cada passo o quanto a caminhada se torna cada vez mais difícil. A vida nos coloca em um bom número de desafios, sabe? Sinceramente, sou totalmente contra a teoria de que a seleção natural não atua mais sobre os humanos...

Muitas vezes, especialmente nos últimos anos, tenho me sentido especialmente vulnerável às "pressões seletivas". Me sinto pouco adaptado a muitas novas situações e me pego com um irresistível desejo de me comparar aos outros. Será mesmo tudo isso necessário? Acho que estou mal adaptado porque não consigo aceitar essa realidade tão cheia de adaptações forçadas... Sinceramente, não sei, não me pergunte...

E o pior é ainda exigirem de você uma identidade, enquanto que, ao mesmo tempo, forçam você a ser isso ou aquilo ou a fazer as coisas de tal forma ou a saber como lidar com certas coisas... Identidade? Programada? Ok, eu posso sim soar "revoltado", "contra o sistema" e outras baboseiras parecidas, mas, sinceramente, não me alio a nenhuma corrente de pensamento. Minha visão de mundo é fruto das minhas experiências e de tudo o que me toca, profundamente ou superficialmente, mas com um destaque para a profundidade.

Sim, estou em busca de uma identidade. Sabe como é quando você sente que nada o define? Que as pessoas não se lembrarão de você por nada especial? Quando você sequer se sente especial? É, é estranho se ver entre tantos questionamentos. Por um lado, questiono como ser, por outro, por que ser até, por fim, questionar se o ser realmente é.

Acho que um dos meus questionamentos que me intrigam é por que as outras pessoas não são afetadas por essas questões como eu sou. Ou estou eu errado?

Identidade. Aquela que define e torna a memória presente em qualquer tempo. Aquela cuja sombra ainda me oculta. Aquela que parece ser maior do que eu próprio. Aquela que me faz perder a paciência pra escrever ou pra me relacionar com vocês, meus amigos, que eu sei que estão entre os leitores agora mesmo acompanhando o que digo aqui.

É normal sentir como se você tivesse acabado de chegar a esse mundo? Porque me sinto assim muitas vezes, leitor desconhecido. Os relacionamentos são confusos, os sentimentos também, assim como não entendo porque agi errado muitas vezes.

Se saber e sentir caminhassem juntos, eu certamente estaria feliz...

Identidade

2 comentários:

  1. Oi maninho. Nunca te escrevi um comentario sequer. Nao sei pq.... Acho que temos tracos tao parecidos (nao so fisicos, rsrsrsrs). Essa sua "crise de identidade", pra mim, é inteiramente aceitavel. Acredito que todos (ou quase todos) passamos por isso. Sempre surgem perguntas no meu pé do ouvido do tipo "Eu sou assim mesmo?", "Quem eu sou enfim?". Tem dias que penso de uma forma, outros de outra. Entao acho que vc tem muita razao qd diz :"Acho que um dos meus questionamentos que me intrigam é por que as outras pessoas não são afetadas por essas questões como eu sou. Ou estou eu errado?" Nao, vc nao esta errado. Acredite em suas duvidas. Elas sao a sua essencia, fazem de vc alguem especial. E eu sempre te achei especial, desde pequeno. Um beijao da sua irma! :)

    ResponderExcluir
  2. JG, viva este momento de procura da identidade com intensidade, para ser algo tão bom quanto qualquer fase da vida, e que deixe saudades no futuro.
    Estamos em constantes mudanças, mas existem momentos em que as mudanças se acentuam mais. Talvez você esteja revendo valores, descontruindo. Procure o melhor de cada um que o rodeia nessa fase. Abraço!

    ResponderExcluir