quarta-feira, 23 de março de 2011

Máscara Cômica




E o que são as pessoas que estão à nossa volta?


Quer saber a minha opinião? Não importa, eu vou responder.


Almas fugidias. Seres ariscos de corpo mole e carapaça rígida.




A máscara cômica que todos vestem, sem querer me excluir, é sempre imprecindível. É normal, ninguém quer se expor a qualquer um... Contudo, a máscara NUNCA cai. Quem você já viu sem máscara, mostrando o rosto nu, mostrando quem realmente é? Não, ninguém mostra...


Isso me incomoda profundamente. As pessoas não querem mais amizade, só querem companhia. Quero muito que alguém me convença do contrário, mas eu só acho evidências de que esse meu pensamento é verdadeiro... 


E quando o dia é ruim e você tem muita coisa na cabeça? Angústia reprimida é veneno... Mas, desculpe, ninguém quer escutar as suas...


Na verdade, pode até ser que não seja o seu caso, e, se realmente não for, se considere alguém muito, muito feliz, pois significa que você encontrou uma mina de ouro! Não quero parecer pessimista, mas as evidências realmente apontam pra isso.


Me prove do contrário, por favor...


E me mostre que existe gente que está disposta a dar conforto e a deixar ser confortado. No Universo não existe sistema totalmente isolado. Há, porém, sistemas fechados, que trocam tão pouca energia com o meio que permanecem praticamente inertes, sem mudanças, sem troca de calor, sem graça...


E assim também são as pessoas, fugindo do calor, da energia, do sentimento, da própria vida. Se isolando em seu sistema vedado e lacrado por uma carapaça altamente resistente. Interagindo somente por relacionamentos superficiais, geralmente em busca de um prazer instantâneo comum, seja esse o que for, rir de bobagens (não que não seja algo saudável de se fazer às vezes...), discutir o jogo do sábado ou beber na sexta. E mentem pra si mesmos, mentem entre si, mentem pra fora, pra cima, pra baixo, pra todas as direções. Mentem e preferem viver no isolamento disfarçado em que vivem e dizer "não, que história é essa?! tá tudo bem comigo..." Tá, tá tudo bem... Deixa pra lá, né?


E assim vamos vivendo nossos dias (medíocres, na minha opinião). Talvez eu seja mesmo pessimista, mas não tenho culpa por não ver o mundo com outros olhos. Talvez eles me enganem, não sei... As pessoas que irão me dizer amanhã, no novo dia que está pra vir.


Até amanhã...


J

---------------------------------------------------------

"What goes around will come around
Don't deny your fears, so let them go and fade into life, give up the fight"
Epica

2 comentários:

  1. "Contudo, a máscara NUNCA cai. Quem você já viu sem máscara, mostrando o rosto nu, mostrando quem realmente é? Não, ninguém mostra..."

    São momentos raríssimos, que acontecem talvez uma vez apenas na vida, mas as máscaras caem. E por um momento, aquele momento, num átimo, você vê " a dor e a beleza" que aquela pessoa é. Ver essa situação é pungente, estranho, talvez até invasivo - mas dá a certeza, para você que viu aquela pessoa "sem a máscara" (que ninguém se engane, ela deixou cair justamente porque, naquele momento, PRECISAVA que a fantasia caísse, numa questão psiquíca, talvez até psicodélica, de vida ou morte), de que todos nós somos miseráveis. Tanto quanto somos espetaculares, justamente por sermos miseráveis. Sei lá.

    Não se esqueça que as máscaras (no plural, pois usamos várias) que colocamos moldam-se a nossos rostos e dependem de quem nos olha. Isso é errado? Vai saber. Tem gente que se identifica à mascara como se identifica à vida. É uma Macabéa sem o âmago estrelar profundo e não chega nem a saber disso - como Macabéa não sabia. São pseudoherois que vomitam fantasia, em vez de respirarem vontade de viver.

    Ou são eles os herois e nós os afetados? Deus é quem sabe (sabe mesmo?). Vamos vivendo...

    ResponderExcluir
  2. Sabe, concordo com o Stone em parte... é claro que, em alguns casos, são em momentos raríssimos que as máscaras caem. Contudo, uma verdadeira amizade, que se constroi e se mantém durante anos, nos permite conhecer alguém a tal ponto que não existam máscaras, pois se "amizades" fossem mantidas a custo de máscaras, não deveriam ser assim consideradas...
    Também concordo com Stone quando ele diz que as máscaras que "colocamos" dependem de quem nos olha. As pessoas têm atitudes diferentes em cada situação, dependendo de como elas se sintam ou com quem estejam... é algo natural se comportar de forma diferente, sem, necessariamente, ser uma máscara...
    Não sei, mas acho que sou daqueles que ainda acredita nas pessoas... huahauhuah
    Eu penso que olhar para aqueles os quais conhecemos sem pensar em máscaras nos permitiria uma relação bem mais harmoniosa e feliz, mas não menos arriscada, porque as decepções podem acontecer, contudo a vida também é feita de decepções... é algo natural também.
    Por isso, menos máscaras e mais verdadeiros amigos, viu seu autor desconhecido!? hauhauhau

    ResponderExcluir